
PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.
PROJETO DE LEITURA
H I S T Ó R I C O
O projeto dos Contadores de Histórias
surgiu em 2006 como uma das atividades do projeto: Ações Educativas
Complementares, desenvolvido pela Secretaria de Educação, tinha como objetivo
principal despertar nos alunos o gosto pela leitura através da arte de contar
histórias.
A seleção dos contadores foi feita
através do concurso: Incentivo à leitura e a produção literária no qual,
puderam participar alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas
municipais e estadual. Os estudantes participaram de um momento cultural, onde
tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades enquanto contadores de
histórias. Entre eles foram escolhidos os dez alunos que mais se destacou, cada
contador recebia mensalmente uma bolsa equivalente a R$ 60,00 (sessenta reais).
A principio o projeto tinha como meta
atender dez escolas, no entanto, a aceitação do público superou as
expectativas, sendo assim surgiu à necessidade de estender para outras
instituições, que, além de contar histórias foram desenvolvidas várias
atividades de final de ano, onde a equipe visitou hospitais, creches, banco e
escolas para levar mensagens de otimismo, poemas musicalizados e dinâmicas com
o objetivo de elevar a autoestima, partilhar a amizade e a solidariedade,
tornando, assim, o momento de pura confraternização.
A experiência causou um grande
impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O trabalho dos
contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É uma paixão!
Por isso, se faz necessário a sua continuação.
J U S T I F I C A T I V A
As histórias sempre fascinam o ser
humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios
adquirem vida. Somos então transportados para outro mundo real. Lá acompanhamos
os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias
e tristezas.
A arte de contar histórias é milenar.
Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira
de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a
palavra para manter a sua cultura, geração após geração.
Todo povo tem histórias que contam as
coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca
parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe?
Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da
humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação,
resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de
interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias
visando, assim, oferecer aos ouvintes
um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com
o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
O B J E T I V O
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e
escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública
de ensino, através da leitura e contação de histórias.
Específicos:
·
Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários;
·
Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia,
contos, novelas, etc.
·
Elevar a autoestima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua
capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
·
Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e
comportamentos;
·
Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
·
Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os membros
do grupo de contadores de histórias;
·
Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.
A Ç Õ E S
·
Organização de roda de leitura;
·
Dramatizações de história;
·
Momento de leitura livre;
·
Apresentação do teatro de fantoche;
·
Utilização de um banco de personagens para contação;
·
Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da narrativa;
·
Exposição de livros;
·
Momento de desenho livre;
·
Apresentação com mímicas e músicas;
·
Reconto de histórias;
·
Montagem de varal literário;
·
Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
·
Apresentações de painéis de leitura;
·
Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
·
Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
·
Exposição do mural de poesias;
·
Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
·
Arraial da leitura.
P R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S
A proposta de trabalho do Projeto
Contadores de Histórias está dividido em duas etapas: no primeiro momento, as
atividades serão desenvolvidas na Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde
as escolas poderão trazer os alunos para participarem das ações de leitura
contidas na programação. No segundo momento, os contadores de histórias
visitarão as escolas e outras instituições do município.
Os trabalhos dos contadores
fundamentam-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de
atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista será
desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de
poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil
aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
A V A L I A Ç Ã O
Durante as apresentações observando:
·
Envolvimento do público;
·
Solicitações das escolas;
·
Exposição das opiniões;
·
Atitudes e comportamentos relacionados à busca de mais leitura.
Fonte: http://www.prefeiturateotonio.com.br/espacocultural.php?p=230

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